terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cutchi mesien?

terça-feira, 2 de setembro de 2008
Pois é...umas férias mesmo à maneira!Se não conseguiram falar cmg nos últimos dias explico a razão, =) fui até Marrocos!

Saímos (eu,Ana,Filipa, Nádia e Nel) de Braga eram por voltas das 4h da manhã do dia 24 de Agosto!A vontade de todos era conseguir ficar acordado para se fazer companhia à condutora de servicio a Nádia...a verdade é que foi uma tarefa um pouco complicada!Umas sestas de quando a quando e a distância de Marrocos era cada vez menor =)... Chegámos a Algeciras!Ás 15h (espanholas) apanhámos o ferry para atravessar até Ceuta...já se sentia um pouco a cultura árabe...mulheres de burca e uma linguagem que não se entendia...e ainda uma visão d eum grupo de golfinhos =)... a viagem deve ter demorado 40' já estavamos no continente africano...Uma viagem pela costa de Ceuta e estavamos na fronteira...Mais um tempinho com nas burocracias e pronto!Estavamos em Marruecos!Confusão instalada...polícias sempre a apitar,pessoas atravessam onde bem lhes apetece, enfim parecia que não ha um codigo de estrada definido ou cada um interpreta como acha que deve ser =P...tirando isso a paisagem costeira foi um bom cartão de convite!

Se alguém acha que andar em Marrocos é inseguro bem que pode tirar essa ideia da cabeça...há polícia em toda a esquina e rotunda!
Fim do dia e chegámos ao nosso abrigo,horinha de arrumar as coisas,petiscar qualquer coisita e fazer os planos para a semana!
O primeiro dia fica reservado para o descanso e visita à vila/cidade onde ficámos,Larache.A recordação? sempre que atravessávamos a estrada era uma aventura, mesmo que isso fosse feito numa passadeira =P...

Para ocupar os bocadinhos de tempo livre tinhámos as desforras de Trivial Pursuit para quÊ??? =P um jogo de muita lógica,cheiro e sorte né??? =P

Mais um dia...o destino era Tanger!Uma estrada acompanhada de vendedores de melões e cebolas,burros e ovelhas a pastar!A primeira coisa a fazer quando lá chegamos foi procurar o lugar de comida tipica =P McDonald's... não pensem que andamos o tempo todo a comida fast-food mas esta alturan do campeonato a confiança para comer fora não era assim tao grande =)

Culturas e formas de estar bem diferentes daquelas às que estámos habituados...e é verdade que se precisa de um tempo para adaptação em todos os aspectos...ouvir uma língua completamente diferente sem conseguir associar os sons a alguma coisa conhecida faz-nos sentir...nem sei bem que palavra utilizar!
Apesar das pequenas dificuldades de comunicação os marroquinos são bastante acolhedores principalmente quando descobrem que somos portugueses...Dizem logo o nome de várias cidades portuguesas e passamos a ser "amigos"!
Próximo destino Asilah...uma cidade bem conservada e recheada de arte nas paredes das casas sem perder as características arquitectónicas, muito bonito...
Estava um certo calorzinho o que pedia mesmo que se desse um saltinho até à praia...quase não havia mulheres...as poucas que haviam tomavam banho vestidas...coisa que seria mais adequada para não se sofrer os olhares indiscretos dos homens!A água não é a mais quente que há, mas facilmente se entra no mar sem se sentir os ossos a estalarem =P

Depois de sair da água estavamosa virar panados, o vento quente levantava a areia...o que nos fez regressar à base mais cedo...o passeio de camelo ficou suspenso até que surja uma nova oportunidade =)

Todos os sítios que visitámos têmo seu quê de beleza...mas Chefchaoun é sem dúvida um dos sítios mais bonitos!Uma cidade pintada de azul!Antes de lá chegarmos ainda houve tempo para uma paragem em Tetouan...a chuviscar e ruas cortadas porque ia passar o rei foram o suficiente para deixar a imagem de uma cidade caótica!

A meio do caminho e com a barriga a dar horas, fizemos uma paragem e provamos uma das comidas típicas, kefta.Era bom parecia hamburguer grelhado...achei engraçado uma coisa as carnes nao vêm temperadas...o tempero vem nuns boiões e cada um tempera a gosto!

Bem que podia por aqui a fotos todas porque merece =)...Perto deste lugar ainda tivemos oportunidade de conhecer um senhor português, o Daniel, que tem um refúgio de montanha, que para quem gosta, aconselho!

Mais uma noite, e como no dia seguinte a manhã era de folga decidimos fazer um joguinho de mímica!Temos vídeos mas por razões mais fortes preferi não os publicar =P ...mas posso dizer que foi bastante animado!

A hora de regresso estava cada vez mais próxima, mas não podiamos ficar sem visitar Fez,Casablanca e Rabat!

De Fez fica a recordação da vista, uma cidade realmente enorme e ficou provado que os marroquinos nao conseguem viver mesmo sem antenas parabólicas, conseguem ter mais de 5 em cada casa, uma coisa doida!

Casablanca,uma cidade de contrastes visiveis a olho nú...Uma Mesquita enorme cercada por locais menos agradáveis. O seu forte é ter a zona costeira bem cuidada...
Como o dia só tem 24h e não se pode fazer tudo o fim da tarde ficou reservado para Rabat...o centro das embaixadas e o mausuleo...

Chegou o fim do dia...regresso à base, voltar a preparar as malas, mas desta vez para regressar =) Todos tinhamos saudade de qualquer coisa! Mas penso que o bichinho de lá voltar ficou em todos para conhecer outros locais que ficaram pendentes e que devem ser tao ou mais bonitos que aqueles que visitamos =)

No fim disto um agradecimento especial ao Sr.Armando que se disponibilizou para nos levar a passear,cedeu a base,ainda teve a pachorra para aturar o nosso pavor com as baratas e sobre tudo teve gosto em ensinar-nos um pouco da cultura!

Cutchi mesien = está tudo bem?; ah salam=bem-vindos;besouf= muito (uma palavra que foi extremament importante nos negocios da Ana =P; xoukran= obrigado; habibi=querido; leman=água. Quando vos perguntarem se esta tudo bem ou se a vossa resposta vai ser "ta bom" nunca o digam arranjem outra alternativa =P "ta bom" é entendido como uma provocação para os homens,principalmente quando dito por mulheres! Podem sempre dizer uarra que significa sim =)

Um agradecimento também para ti Nádia que foste nossa guia e nos fizeste sentir em casa =)

A vocês minhas meninas e menino agradeço principalmente a vossa companhia e boa disposição!São sem dúvida especiais!

2 comentários:

Anónimo disse...

bem...ainda nem sei bem o que dizer quando me perguntam, "então,como foi a viagem?"...será que as palavras,fantastico,espetacular,muito bom, surpreendente,enriquecedor..chegam pa descrever o que a viagem representou? Uma viagem que,acredito, podia ter sido melhor mas que não precisou de o ser...nao temos razoes de queixa.

Os kms feitos foram mais que muitos..alguns milhares..que nunca assustaram, e alguns deles feitos contra a lei ( 6 pessoas num carro de 5, facto que a policia marroquina ignora né verdade).As fotos tiradas que foram quase tantas como os kms feitos.

...a sensação de deixar o nosso continente para tras,para dar entrada noutro,pela primeira vez, foi de facto,única e engraçada...

Todas as cidades visitadas trouxeram algo de novo...todas se mostraram interessantes,até mesmo Tetouan com os seus arruma-carros mágicos que estacionam 3 carros em sitios onde só cabe meio (valeu pelo video instrucional de liguagem rude em árabe)!Das restantes, destaque especial para chefchouen..simplesmente linda, sem esquecer o cantinho do sr. Daniel que fica lá perto (tipo uma miragem no deserto)...de mais..sem esquecer a mesquita "enormesca" de casablanca,a vila nas muralhas de asilah,a vista de sobre a cidade de Fes, as muralhas infindáveis de Meknes,as ruinas romanas de lixus e de moulay idriss, o comercio de Rabat(e a pancadaria la no meio,sem consequencias..foi so aparato :P ), as palmeiras de Mohamedia(le-se Morrrrrrámedia) e as ruas de Larache que se tornaram familiares. Encontramos finalmente El Rey D. Sebastião e o seu tumulo.

As partidas de trivial pursuit e as nossas vitórias inquestionaveis e as nossas derrotas inexplicaveis,a pastelaria marroquina(com ou sem abelhinha)...as lições do grandioso sr. Armando,fossem elas de historia, de conduçao marroquina,linguisticas,gaseificação atmosférica etc...os encontros imediatos com as nossas amigas baratas...os sustos pregados á dona nadia pelos condutores suplentes,que se mostraram indispensaveis para a conclusao da viagem de regresso!Enfim...Marrocos...a terra que me provou que existe peixe que pode saber tão bem como a carne e onde até uma fábrica de calçado se torna interessante de visitar!

Até pro ano...temos ainda de andar de camelo né verdade!?

Um obrigado muito especial ao sr.Armando por tudo e mais alguma coisa e também ás 4 marias,as minhas meninas(minhas lol :P),Ica (ao ler o teu texto as recordações ficam ainda mais completas,xokran), Nádia (sem ti nada disto se tinha proporcionado,xokran), Ana (a festa dos 30 000 km lolol,xokran) e Filipa(a cara de enjoo nas tinturarias de fes lolol,xokran)

aposto que ninguem reparou que me enganei a escrever marrocos nos meus cds.

beijinhos* =)

Nel

Nádia disse...

ola!eu so posso dizer k adorei mt mt mm a companhia das minhas queridas amigas e amigo, e apesar d conhecer grande parte das cidades visitadas, diverti-m como nunca. os passeios pelas cidades, as noites d trival,os jogos d mimica ficaram na história (plo menos na minha historia)
todos os kilometros k percorremos foram inesquesiveis e n m importava nd d os fazer d novo.
axo k falo por mim e plo meu pai(Sr.Armando lol), tamos sempre disponiveis pa receber amigos d vdd bjinhos

 
Design by Pocket Distributed by Blogger Templates